Email Marketing e Mídias Sociais

Email Marketing e Mídias Sociais

Será que email marketing e mídias sociais podem conviver juntos? Com o surgimento e rápida expansão das mídias sociais, muita gente gritou que os dias do email estavam contados, alerta que como podemos constatar não se confirmou. Ao contrário do que os profetas do apocalipse sentenciaram, email marketing e mídias sociais convivem muito bem e se ajudam, complementando-se e potencializando-se.

As diferenças entre email marketing e mídias sociais

Em termos estruturais, email marketing e mídias sociais trabalham de forma completamente diferente e por isso não poderia existir conflito entre as duas ferramentas. Essas ferramentas  tem timming diferente, e isso faz toda a diferença.

Por seu caráter efêmero, as mídias sociais, muitas vezes não atingem o seu consumidor. O conteúdo das redes sociais como blogs e Facebook, por exemplo, é vítima da arquitetura vertical da timeline dessas mídias. Conteúdos mais antigos, independentemente da sua qualidade e oportunidade,  vão sendo escondidos por novas publicações, o que por vezes passa desapercebido pelo público–alvo da sua ação de marketing nas mídias sociais. É justamente para garantir que a mensagem terá uma chance maior de ser lida, que aliamos o email marketing às mídias sociais.

Email marketing e mídias sociais. Como estar duas ferramentas se complementam em uma campanha de marketing digital.

Potencializando as ações de mídias sociais e email marketing

Ao invés de serem excludentes, email marketing e mídias sociais devem ser complementares dentro de uma estratégia ampla de marketing digital. No desenvolvimento do seu marketing de relacionamento você deve dar ao internauta opções de engajamento que mais se adequem ao seu perfil de usuário. O perfil de consumo de conteúdo das pessoas varia muito e é obrigação da sua campanha cobrir todas essas necessidades. Algumas pessoas preferem o frenesi de atualizações da timeline do Twitter ao formato compassado do Facebook ou mais elaborado do blog. A sua função é disponibilizar a informação em todos estes canais.

Para criar este leque de opções de engajamento é que aconselhamos o uso simultâneo e integrado entre estes dois canais. Divulgue o endereço de seus perfis nas mídias sociais em seu e-mail marketing e vice-versa. Faça com que um canal indique o outro para poder dar opções de engajamento ao seu público. As pessoas, na maioria das vezes estão dispostas a receber sua informação, mas querem que isso seja feito no formato que elas mais preferem. Por isso, não deixe de fornecer essa opção.

Definitivamente email marketing e mídias sociais foram feitos para andar juntos, nunca separados ou excludentes.

Por Alberto Valle, consultor nas áreas do e-commerce e marketing digital e instrutor do Curso de E-commerce

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments are closed.

Post Navigation