Ela pode ser uma solução para se comunicar se comunicar com seus clientes no começo da empresa.

A loja de sanduíches Cookie'n Ice é um exemplo de empresa que usa uma fan page para começar a comunicação com seus clientes  (Foto: Reprodução)

E se alguém te dissesse que sua empresa não precisa ter um website? Você provavelmente acharia isso loucura, certo? Mas algumas pequenas empresas estão deixando de formatar sua marca em páginas tradicionais para investir em fan pages no Facebook. A ideia é bem simples: registrar o domínio de sua empresa na internet, mas, em vez de criar um site completo, apenas redirecionar os visitantes automaticamente para sua página no Facebook.

Esse tipo de estratégia tem se tornado cada vez mais popular, mas obviamente exige alguns cuidados. “Algumas empresas adotam essa postura para parecer descoladas e modernas, mas não medem a eficácia dessa ação”, diz Rafael Kizo, diretor de novos negócios da agência digital Focusnetwork.

Antes de tudo, Kizo afirma que a empresa precisa estudar se seu público-alvo está presente no Facebook. Não adianta migrar para lá se seus consumidores não tiverem o costume de navegar nessa rede. Em qualquer caso, não deixe de registrar o domínio com o nome da sua empresa para que usuários que tentem achar seu site sejam redirecionados.

Gustavo Braun, fundador da João Digital, agência especializada em marketing online, também achou que os custos e o trabalho de montar um site seriam um desperdício. “Nós somos uma empresa jovem, pouco conhecida. Como não somos uma empresa de comércio, e sim de serviços, a página no Facebook era ideal”, afirma Braun.

O que nos leva a outro ponto positivo de usar uma fan page: o contato mais pessoal com seus possíveis clientes. “É uma estratégia interessante para as empresas que buscam uma maior interação com o público e podem expor de forma mais transparente esse contato”, afirma David Reck, diretor da Enken Comunicação Digital. “As noivas se sentem mais próximas da nossa empresa porque muitas vezes a resposta é imediata”, afirma Rosângela. “A fan page também acaba se tornando um canal para cada uma delas expressar suas opiniões e compartilhar experiências.”

Por último, utilizar a fan page traz vários recursos e uma usabilidade mais intuitiva e fácil. Para Rosângela, publicar conteúdo e fazer atualizações são atividades menos complicadas do que usar um publicador tradicional de sites. Para Braun, o painel de controle da página oferece informações sobre quem são seus clientes e dá uma base de dados sobre os conteúdos geram mais interações. Outro recurso que ajuda aumentar a visibilidade da empresa e a conquistar mais fãs são os anúncios patrocinados da rede.

Dicas e cuidados
Se você finalmente optar por usar uma fan page em vez de um site, fique atento às precauções abaixo:

– Preencha todas as informações necessárias na descrição de sua empresa na fan page – endereço, telefones, e-mails, outras formas de contato, serviços e produtos oferecidos -, afinal, esse será o único lugar em que eles poderão encontrá-las. Utilize a linha do tempo para criar marcos e contar um pouco da história do seu negócio.

– Use aplicativos e abas na fan page para adicionar funcionalidades e tornar sua página tão complexa e útil quanto um website.

– Faça um planejamento detalhado de como vai ser a operação nessa página: quem será responsável por monitorá-la, cronograma de atualizações, metas de acesso e outros detalhes.

– Se seu site for de comércio, talvez você precise pensar se o ideal não é mesmo ter um site para realizar o e-commerce dos seus produtos. Ainda assim, o Facebook já disponibiliza alternativas para fazer compras em suas páginas.

– Utilize o painel de controle para saber como anda a atuação da sua página e para entender o comportamento dos seus fãs.

– Seja humano e interaja com seus fãs/clientes. Como o tempo de reação de ações nas páginas é curto, lembre-se de responder às necessidades dessas pessoas o quanto antes.

Por Rafael Farias Teixeira – 28/07/2014

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