Persistência e determinação são características importantes para o sucesso

Da Redação – 28/02/2014
mulheres empreendedoras, sucesso, ascensão, alta (Foto: ThinkStock)

A verdade é que a vida de ninguém é perfeita. Mas o que separa as pessoas que persistem, mesmo em situações difíceis, de pessoas que desistem logo no primeiro desafio? Dois professores de administração da Universidade Stanford, Jeffrey Pfeffer e Jim Collins, realizaram um estudo para descobrir o que discerne pessoas determinadas e bem sucedidas de outras que não tiveram tanto prestígio. E publicaram um artigo sobre o tema na Fast Company.

A dupla não estava procurando quem ganhou mais dinheiro, mas sim aqueles que chegaram mais perto de realizarem seus objetivos e sonhos. Após eliminarem diversos critérios, eles concluíram que a resiliência – que é a capacidade lidar e enfrentar problemas e superar obstáculos – era um dos fatores  mais determinantes em pessoas que se destacam.

Afinal, não é como se todos não sofressem adversidades – todos sofrem – mas somente alguns são capazes de levantar e seguir em frente. Persistência é o que conta, é preciso alimentar a capacidade de se recuperar com rapidez e fortalecer a mente. Confira quatro características de pessoas resilientes.

Elas não dão ouvidos às vozes negativas 
Todos conhecem as vozes dentro de nossas cabeças que dizem se seremos bem sucedidos ou não. Há quem pense que são dois lobos brigando entre si. Se a voz negativa for reforçada, o lobo do mal vence; mas se o foco estiver em tudo que já foi conquistado, então é provável que o obstáculo superado.

Elas têm uma comissão pessoal de consultores
Um grupo de consultores confiáveis é de grande ajuda para startups e outros tipos de negócios. Não é preciso que os consultores trabalhem juntos entre si, mas a opinião de mais de um deles é importante para a tomada de decisões profissionais. Recorrer a um terapeuta ou a um coach também é uma opção válida, mas consultores são mais eficientes para problemas do dia a dia. Opiniões diferentes serão recebidas dos consultores, mas a decisão final será sempre sua. Apenas não hesite em convocá-los.

Elas se sentem à vontade quando não sabem sobre algo
Existem cursos para melhorar a oratória e para estimular a confiança diante de um microfone.  Outra opção é frequentar aulas de teatro e de improvisação. A improvisação usa a criatividade sem que haja planejamento, e isso será útil quando alguma situação diferente surgir.

Elas sabem lidar com empecilhos
Todos passam pelo momento de “ah, mas..” e deixam um obstáculo tomar conta. Pode ser porque pensam ser velhos demais, jovens demais ou ainda por serem tímidos ou introvertidos. Ou então, não terem feito uma boa faculdade, ou qualquer faculdade, mas esses empecilhos não devem ser levados em conta diante de um objetivo.

Fonte: Redação http://revistapegn.globo.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments are closed.

Post Navigation